TORTURA NÃO SE COMEMORA!

By | 31.3.20 Leave a Comment

DITADURA SE REPUDIA!

Hoje, dia 31 de março de 2020, completa-se 56 anos do golpe de 1964, que impôs o fim das liberdades democráticas e instaurou um governo ditatorial e repressivo que durou 21 anos. Buscava-se silenciar as vozes de todos aqueles que lutavam, que resistiam: os sem-terra, os operários, os trabalhadores dos mais diversos setores, universitários e secundaristas que lutavam por um futuro de justiça e igualdade social. Contra o regime, diversas vozes se levantaram, resistiram e foram reprimidas, mas ainda nos inspiram até hoje.
 Dentre os que ecoaram suas vozes pela liberdade, está Marcos Nonato da Fonseca, estudante do Colégio Pedro II, militante da Ação Libertadora Nacional (ALN) e, atualmente, patrono da AERJ. Considerado pela narrativa oficial um terrorista subversivo de alta periculosidade, Marcos foi assassinado no dia 14 de junho de 1972, aos 19 anos, por lutar pelos seus ideais.
 Sua mãe guarda a última carta que escreveu à família, em 30/12/1971: “Estou escrevendo novamente, depois de um longo tempo sem mandar notícias. (...) O povo perdeu combatentes de valor, como Marighella, Câmara Ferreira, Lamarca e tantos outros. Mas, apesar disso, nossa luta não terminou, porque é a luta de um povo contra seus opressores. Estou me lembrando que amanhã vai fazer dois anos em que estivemos juntos pela última vez. Foi numa passagem de ano de 69 para 70... Não me arrependo do caminho que escolhi... Até uma outra vez. Seu saudoso filho”.
 Também secundaristas, Edson Luís, Manoel Lisboa, Nilda Cunha, Iara Iavelberg, Luiz Eurico Tejera Lisbôa, Emmanuel Bezerra dos Santos, Marcos Antônio Dias Baptista e muitos outros gritaram contra o governo que atacava e explorava o trabalhador. Foram presos, torturados, e alguns até mortos, porém a batalha pelos nossos direitos seguiu firme. A voz dos secundaristas que estiveram na resistência não se calou, mas, pelo contrário, se multiplicou. Para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça, hoje gritamos DITADURA NUNCA MAIS.

PARA QUE NÃO SE ESQUEÇA!
PARA QUE NUNCA MAIS ACONTEÇA!

#DitaduraNuncaMais #AERJNaLuta #AERJ #Estudante #MarcosNonato #Ditadura

Associação dos Estudantes Secundaristas do Estado do Rio de Janeiro
Rua República do Líbano, nº 35 – Centro, Rio de Janeiro – RJ
CNPJ: 13.248.184/0001-55
aerjnaluta@gmail.com
022 98137-4838
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: