QUARENTENA NÃO É FÉRIAS!!!

By | 20.3.20 Leave a Comment

QUARENTENA NÃO É FÉRIAS!!!

Nota da AERJ - Associação dos Estudantes Secundaristas do Rio de Janeiro sobre a pandemia do coronavírus e as medidas tomadas pelos governos

Rio de Janeiro, 20 de março de 2020.

 A Organização Mundial De Saúde - OMS, decretou que estamos em pandemia mundial devido ao novo coronavírus,  cientificamente chamado de covid-19.
Vários países do mundo já estão sendo afetados por diversos casos deste vírus e aqui no Brasil já passaram dos 500 casos já confirmados da doença.

Os dois principais centros de contaminação no país são São Paulo e Rio de Janeiro, devido a isto várias medidas estão sendo tomadas pelos governos para conter a pandemia.

 Todas as aulas foram canceladas e diversos serviços pararam de ser realizados. Porem no meio desta crise da saúde, estamos presenciando uma serie de ataques aos nossos direitos.

 Mesmo sem ter amparo legal, o governo Bolsonaro, através da Portaria Ministerial do Ministério da Educação MEC nº 343, de 17 de março de 2020, autorizou, em caráter excepcional, a substituição das disciplinas presenciais em andamento por aulas que utilizem meios e tecnologias de informação e comunicação por ensino a distancia, exceto nos cursos de medicina, estágio obrigatório e disciplinas que exigem laboratórios.

 As aulas on-line exigem internet e equipamentos de qualidade, o que não é realidade para milhares de estudantes que hoje cursam as instituições públicas 
de educação.

 Ao defender aulas on-line, o Governo Bolsonaro desconsidera que existe uma sobrecarga intensa sobre toda a juventude que esta tentando organizar sua rotina dentro da quarentena. Desconsidera o caráter pedagógico da aulas presenciais e as características específicas de cada disciplina e curso, entre outros.

 Não se pode exigir que os estudantes interajam de forma eficaz com o conteúdo online, sem o contato cultural prévio de acesso a ambientes virtuais.

 Aprendizado não é apenas na a parte teórica! A parte prática e a socialização dos jovens são necessárias para que a formação do estudante esteja completa. 

 Deste modo a aula online é um retrocesso na educação brasileira. Bolsonaro é incapaz de entender isso porque é incompetente e cada vez fica mais claro que está se lixando para a saúde do nosso povo, com as medidas e entrevistas recentemente divulgadas. Seu único papel é privilegiar um punhado de ricos que estão no poder de encher mais seus bolsos de dinheiro.

 A AERJ repudia veementemente o governo e  sua política educacional mediante a eminência da epidemia do COVID 19, tendo em vista que fere os direitos democráticos e do saber humano.

 Repudiamos a atitude do governo estadual de antecipar as férias escolares ao invés de debater com as comunidades acadêmicas e entidades sobre reposição das aulas. Ao fazer isso, o governo deixa claro que jamais se preocupou com o acesso da juventude a atividades culturais e esportivas, e nos trata apenas como objetos mercadológicos nesse sistema. Além disso, as férias escolares garantem alívio psicológico diante da pressão do ambiente escolar, por sua vez, a quarentena tem o efeito oposto, gerando pânico!

 Entendemos que a quarentena é uma medida para resguardar a população de expandir o vírus pelas cidades, por isso não pode ser considerada férias recreativas.
Este quadro de quarentena não é visto no mundo desde a 2° guerra mundial.

 AERJ se preocupa com a saúde dos Estudantes e por isso defende a suspensão total das aulas em todas as instituições de ensino básico do Estado do Rio de Janeiro, sem prejuízo para os discentes, docentes e administrativos. Defendemos ainda que os estudantes que necessitarem de apoio do Estado, já que não vão utilizar mais a oferta de alimentação das escolas com o seu fechamento, recebam cestas básicas para suprir essa carência.

 Em tempo, enfatizamos a importância do isolamento domiciliar e do protocolo de proteção contra o COVID-19.

_Contra o Ensino a Distância em épocas de crise!_
_Pela imediata revogação da Emenda Constitucional nº 95/16!_
_Em defesa do SUS e da Saúde Pública!_
_Em defesa do ensino, pesquisa e extensão públicos e gratuitos!_
_Pela imediata reorganização do calendário escolar!_

Associação dos Estudantes Secundaristas do Estado do Rio de Janeiro
Rua República do Líbano, nº 35 – Centro, Rio de Janeiro – RJ
CNPJ: 13.248.184/0001-55
aerjnaluta@gmail.com
022 98137-4838

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: