EAD NÃO !!!

By | 27.3.20 Leave a Comment

No dia 20 deste mês nós lançamos uma nota repudiando a fala do Presidente Jair Bolsonaro sobre a aplicação do Ensino à Distância nas unidades escolares. Três dias depois, o Secretário de Educação do RJ, o Sr. Pedro Fernandes, sem nenhuma discussão prévia, anunciou que o EaD seria aplicado nas escolas Estaduais do Rio de Janeiro e junto a isso disse que seria distribuído material para os estudantes que não tem acesso a internet.

Nossa Constituição Federal diz que o ensino público obrigatório terá garantia de padrão de qualidade e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação prevê que todo cidadão tem direito a este ensino.

Porém como será garantido que todo cidadão terá acesso à esses modelos de aula?
O governo estadual age como se a rotina das pessoas estivesse normal, e desconsidera o fato de que ninguém deveria ir nas escolas buscar material para estudo.
Além disso, mesmo com estudantes que possuem internet, é irreal imaginar que todos possuem grande pacotes de dados e suporte para baixar o programa necessário, sem contar que em várias famílias existem diversos alunos em diversas séries diferentes que teriam que assitir a aula ao mesmo tempo.

COM ISSO REITERAMOS:
"As aulas on-line exigem internet e equipamentos de qualidade, o que não é realidade para milhares de estudantes que hoje cursam as instituições públicas
de educação.
Ao defender aulas on-line, o Governo Bolsonaro desconsidera que existe uma sobrecarga intensa sobre toda a juventude que esta tentando organizar sua rotina dentro da quarentena.
Desconsidera o caráter pedagógico da aulas presenciais e as características específicas de cada disciplina e curso, entre outros.
Não se pode exigir que os estudantes interajam de forma eficaz com o conteúdo online, sem o contato cultural prévio de acesso a ambientes virtuais.
Aprendizado não é apenas na a parte teórica! A parte prática e a socialização dos jovens são necessárias para que a formação do estudante esteja completa.
Deste modo a aula online é um retrocesso na educação brasileira. Bolsonaro é incapaz de entender isso porque é incompetente e cada vez fica mais claro que está se lixando para a saúde do nosso povo, com as medidas e entrevistas recentemente divulgadas. Seu único papel é privilegiar um punhado de ricos que estão no poder de encher mais seus bolsos de dinheiro."
https://www.aerjnaluta.ato.br/2020/03/quarentena-nao-e-ferias.html?m=1 - (Nota AERJ 20.03.20)

A AERJ - Associação dos Estudantes Secundaristas do Estado do Rio de Janeiro, repudia veemente o Ensino EAD imposto a comunidade estudantil do Estado, essa forma de ensino não é igualitária, assim excluindo os alunos que não tem condições de portar um aparelho tecnológico para acompanhamento das aulas online. Vale ressaltar que em nenhum momento houve consulta prévia a comunidade escolar, tendo como característica o imposicionismo e o autoritarismo, onde só tem voz o governo.

A população Brasileira está fragilizada com a pandemia do COVID 19, muitas famílias passando por necessidades, boa parte delas tem como meio de sustento o trabalho informal,  existem alunos na rede que só tem uma alimentação no dia, que é a merenda escolar.
Abrir a unidade escolar e disponibilar a merendeira para servir a refeição não é a solução, pois essa medida colocaria em risco todos do ambiente: a diretoria escolar, as merendeiras e a comunidade. É necessário que o Governo Estadual venha garantir de forma permanente e segura a alimentação dos alunos e de suas famílias, tendo em vista que é um direito básico e garantindo constitucionalmente.

Precisamos exigir que o governo forneça cestas básicas as famílias dos estudantes que precisam!

Não sabemos quanto tempo essa epidemia irá durar, e precisamos discutir juntos as soluções para nossa educação. Não iremos aceitar estas medidas impostas sem diálogo, que na prática fazem gerar mais dúvidas do que esclarecimentos aos estudantes!

Associação dos Estudantes Secundaristas do Estado do Rio de Janeiro
Rua República do Líbano, nº 35 – Centro, Rio de Janeiro – RJ
CNPJ: 13.248.184/0001-55
aerjnaluta@gmail.com
022 98137-4838

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: