52 ANOS DO ASSASSINATO DO ESTUDANTE SECUNDARISTAS EDSON LUÍS

By | 28.3.20 Leave a Comment



Edson Luís de Lima Souto
Estudante secundarista assassinado por policiais militares que invadiram o restaurante Calabouço, no centro do Rio de Janeiro, no dia 28 de março de 1968, durante uma manifestação estudantil que reivindicava melhor qualidade na alimentação. 
 Edson tinha 18 anos e era um dos 300 estudantes que jantavam no local. Outro deles, Benedito Frazão Dutra, também ferido a bala, foi levado para o hospital, mas não resistiu ao ferimento e morreu. Os estudantes conseguiram resgatar o corpo de Edson Luís e o carregaram em passeata pelo centro do Rio até as escadarias da Assembleia Legislativa, na Cinelândia, onde foi velado. 
 O assassinato desse jovem despertou o protagonismo estudantil e logo após houve a manifestação dos cem mil contra a ditadura militar, em que pese estava vigorando o AI5 e mesmo assim os estudantes saíram às ruas para expor suas indignações contra o facismo. Desde então todos os anos no dia 28 de março esse herói do movimento estudantil é saudado e lembrado por ter sido morto covardemente lutando por assistência estudantil. Assassinaram Edson Luís, mas nunca vão tirar ele de dentro de nós.

Associação dos Estudantes Secundaristas do Estado do Rio de Janeiro
Rua República do Líbano, nº 35 – Centro, Rio de Janeiro – RJ
CNPJ: 13.248.184/0001-55
aerjnaluta@gmail.com

022 98137-4838
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: