NOTA DE REPÚDIO AO GOVERNO ANTIDEMOCRÁTICO BOLSONARO, QUE ESPEROU O NATAL PARA ATACAR OS INSTITUTOS FEDERAIS E AS UNIVERSIDADES !!!

By | 25.12.19 Leave a Comment

Bolsonaro espera comemorações de natal para atacar os institutos federais e universidades

A Associação dos Estudantes Secundaristas do Estado do Rio de Janeiro (AERJ) vem a público manifestar seu repúdio à MP 914, publicada ontem, véspera de Natal (24/12), por Bolsonaro. A MP permite que ele escolha o reitor dos institutos federais e universidades entre os três primeiros mais votados de uma lista tríplice. Ele também diminuiu o peso do voto de alunos e técnicos para 15% em contraste com os 70% para professores. E, esse reitor escolhido pelo presidente, agora será o responsável por escolher os diretores gerais de cada unidade. Durante esse ano, o presidente já tem nomeado interventores e atacado a autonomia dos institutos federais, como mostra o caso de Marcelo Nogueira no CEFET/RJ.

Antes dessa medida, as eleições para reitor e diretor geral nos Institutos Federais de Educação aconteciam de forma direta e com igual peso entre professores, técnicos e alunos. Agora, caso essa medida seja aprovada no Congresso Nacional, todo o processo democrático fica comprometido, acabando com a autonomia dos IFs.

Essa medida tem como único objetivo aumentar a interferência do governo na administração das autarquias federais, coisa completamente autoritária e ilegítima, possibilitando ao presidente colocar seus aliados nas reitorias e diretorias gerais dos colégios federais, cerceando o direito dos estudantes de se organizar e possibilitando controlar de forma mais direta o movimento estudantil, que foi ponta de lança em manifestações por todo o Brasil contra outras medidas antipopulares do governo.

Essas ações totalmente antidemocráticas do Governo Bolsonaro mostram a todo o corpo discente o desprezo que esse governo tem com a educação e com os estudantes, sendo necessário cada vez mais fazer frente a essas medidas e a esse projeto de desmonte da educação pública, ocupando todos os espaços possíveis e lutando por nossos direitos.

Por um 2020 de lutas!
Abaixo a MP 914!
Abaixo o governo Bolsonaro!
Fora Weintraub.

Associação dos Estudantes Secundaristas do Estado do Rio de Janeiro