Entramos em mais um ano e os problemas para nós estudantes parecem só aumentar!
Cerca de 20 mil alunos ficarão fora da escola por falta de vaga na rede estadual do Rio de Janeiro. Isto é efeito direto do fechamento de mais de 200 escolas estaduais e do encerramento de uma quantidade também enorme de turmas e turnos durante os últimos governos . Agora muitos de nós não conseguem encontrar vaga em alguma escola; Enquanto os nossos governantes jogam a culpa um para o outro, nós permanecemos sem ter onde estudar e sem qualidade de ensino.

Para completar o cenário caótico, há carência de vários funcionários nas escolas (porteiros, inspetores, faxineiros, coordenadores, professores...) e os professores estão há cinco anos com o salário congelado e pagando 14% para o Rioprevidência (antes era 11%).
E o que o novo Secretário tem feito a respeito?
Enquanto isso, o secretário Pedro Fernandes ainda afirma que muitas crianças e jovens não vão conseguir estudar por falta de vagas, e fica jogando a culpa para os antigos governos enquanto ele mesmo não toma atitudes para resolver essa situação!
O verdadeiro problema da educação é que o dinheiro que tinha que ir pra merenda, salários e reformas nas unidades está indo pro bolso das empresas através das isenções fiscais!
Precisamos mudar esse quadro através de muita luta e organização no próximo período!
Precisamos ocupar todos os turnos das escolas e exigir que mais unidades venham a ser reabertas!
Ian Vitor - Diretor de Escolas Estaduais da AERJ
Henderson Ramon - Diretor de Políticas Educacionais da AERJ
Henderson Ramon - Diretor de Políticas Educacionais da AERJ
0 comentários: