25 de novembro - Dia Internacional da Não-violência Contra a Mulher

By | 05:46:00 Leave a Comment
          Hoje dia 25 de novembro comemora -se o Dia Internacional da Não-violência Contra a mulher. Nós da AERJ, enquanto representantes de todos os estudantes secundaristas do estado do Rio de Janeiro, mostramos total apoio ao ato convocado pelo Movimento de Mulheres Olga Benário que acontecerá amanhã, dia 26 de novembro, às 15h na Central do Brasil que tem como pauta o combate à esse tipo de violência. 
          Quando pensamos em violência contra  a mulher nos vêm logo na cabeça a agressão física, porém é algo que vai além disso. A violência contra a mulher se dá em toda agressão seja ela verbal, ou psicológica indo até a física. Violência contra a mulher é o fato de a mulher ter que escolher bem as roupas que vai vestir pois caso se vista com uma roupa curta em determinado lugar e/ou em determinada hora tem o risco de ser violentada, é o fato de ter vagões preferenciais nos trens e metrôs porque os homens não as respeitam fora destes vagões. E não podemos esquecer da sociedade  que nos impõe rótulos: como nós  devemos nos comportar, e como devemos viver em função dos homens. Nós, como estudantes secundaristas, em especial as normalistas, bem sabemos o que é ser assediada nos ônibus por usar um uniforme que nos  foi imposto pela sociedade machista, o que é sofrer com a  fetichização do uso da saia, além dos assédios de professores nas escolas, reafirmando o fato de tratarem as mulheres e meninas como objetos.
          Atualmente mesmo nos encontrando em um  ambiente modernizado em que já temos um número de emergência apenas para esse tipo de violência, delegacias da mulher, diversas campanhas pela internet, além de ONGs em apoio a essas mulheres, a violência contra a mulher ainda é presente, infelizmente. Se você conhece alguém que sofra ou se você sofre com isso, não se omita denuncie: ligue 180.

Ana Luiza
Estudante da FAETEC João Luiz do Nascimento - Nova Iguaçú
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: