AERJ OCUPA PREFEITURA DE CABO FRIO COM 500 ESTUDANTES CONTRA O FECHAMENTO DE ESCOLAS!

By | 12:20:00 1 comment




No dia 21/10, Cabo Frio tremeu com o ato contra o fechamento de escolas e pelo ensino médio muncipal em Cabo Frio. Estudantes do Rui Barbosa, Elza, Marli Capp e diversas escolas de ensino fundamental se uniram aos profissionais da educação e fizeram um dos maiores atos pelo ensino médio municipal nos últimos 10 anos. O Grêmio do IPUFRJ, O Grêmio Politécnico, também participou com a bateria e fazendo fala lembrando que o instituto também está ameaçado de fechamento pelo Reitor da UFRJ. A AERJ e o Grêmio GELEL foram protagonistas do ato e além de uma incrível passeata pelo centro da cidade com palavras de ordem e muita agitação, ainda ocuparam a prefeitura com todos os estudantes.

Lá dentro, os instrumentos foram impedidos de entrarem a partir de um acordo que os estudantes seriam recebidos em dez minutos. Após muita agitação e sem recebimento da comissão de estudantes, os guardas foram driblados e fizemos mais barulho ainda, até que finalmente, depois de mais de 5 horas de ocupação, o governo ouviu os estudantes.


Uma comissão com membros da AERJ, do Rui, Elza e Marli Capp entrou e deu o recado pra prefeitura sobre a situação de fechamento do colégio. O secretário de comunicação pediu até sexta-feira para agendamento de reunião com a Secretaria de Educação. Foi discutido ainda o salário dos profissionais da educação que são contratados, já que era dia 21 de outubro e eles não tinham recebido o salário de setembro ainda. O pagamento foi efetuado no mesmo dia.



 O ministério público expediu uma RECOMENDAÇÃO que dá amparo pra prefeitura transferir as matrículas do ensino médio municipal para o estado. Porém, o MPRJ diz ainda que o município pode optar pela manutenção do ensino médio municipal desde que comprove estar garantindo as creches e o fundamental. O que é muito fácil (ou deveria ser) pra uma das cidades mais ricas do país por habitantes.

Organiza-se agora uma plenária para o dia 26/10, às 17h no Rui Barbosa para discutirem os rumos do movimento e deixando claro que se a Prefeitura continuar com a ideia de fechar escolas, vamos convocar um ato ainda maior, virar essa cidade do avesso e não deixar o prefeito dormir!

Ruan Vidal
Diretor de Política do Grêmio GELEL
Diretor de Movimentos Sociais da AERJ







Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Um comentário:

  1. Olá! Boa noite. Sou jornalista da Mídia Independente Coletiva realizei a cobertura do Ocupa Cabo Frio. Gostaria de mais informações...como foi a reunião de sexta-feira? Alguma novidade? Atenciosamente Felipe Falcão.

    ResponderExcluir