Passe livre todo dia!

By | 16:44:00 Leave a Comment

     A falta do passe livre de verdade é problema pontual na vida dos estudantes, e na Região dos Lagos não é diferente. A maioria dos estudantes tem entre 3 e 5 passagens por dia, de segunda a sexta, o que se torna pouco nos casos daqueles que moram em municípios diferentes de onde estudam. Há casos de alunos que chegam a pegar seis ônibus diariamente somente para ir e voltar da escola. Claramente, nesses casos, as passagens diárias tornam-se insuficientes e alguns estudantes ficam sem ir à escola no final do mês por falta de passagens.

     Se os estudantes não tem passe suficiente nem para a escola, imagina pra ter acesso à cultura, esporte e lazer? Todos os dias, esses direitos são negados, e percebemos que esse passe de 3 passagens por dia, não é o passe livre de verdade que queremos. Nós da AERJ sempre estivemos na luta pelo passe livre todos os dias sob o controle dos estudantes, pra que o Estudante possa ir ao cinema, tendo acesso à cultura, possa ir jogar bola, tendo acesso ao esporte e que possa ir também à praia, tendo acesso ao lazer. O passe-livre tem que servir pra tudo isso porque educação é muito mais do que só ir pra escola.

     Os estudantes não tem passe livre porque existe um conflito de interesses entre o direito do estudantes e o lucro do dono das empresas de ônibus, que controlam de meios de transporte, quando esses deveriam ser públicos, em posse estatal e sob o controle da população.

     Na Região dos Lagos, em Janeiro desse ano, os estudantes ocuparam a prefeitura municipal de Cabo Frio, reivindicando a redução das tarifas de passagem e o passe livre todo dia. Com este ato, conseguimos duas passagens diárias a mais para todos os estudantes do ensino técnico. Apesar deste acordo, até hoje a medida não funciona plenamente.

     Desta forma, a luta da AERJ e de outras organizações estudantis, é para conseguir o passe livre irrestrito e ilimitado para os estudantes, garantindo assim, uma educação plena. O que queremos, é que o estudante tenha o livre direito de circular para ir à praia, cinema, teatro, etc, garantindo assim uma educação de qualidade.

Caio Sad e Raquel Guimarães
Coordenador Geral  e Diretora de Políticas Sociais do Grêmio Estudantil Politécnico

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: