As vantagens da politecnia

By | 10:28:00 Leave a Comment
           A educação politécnica foi inicialmente esboçada por Karl Marx em meados do século XIX. Esta, por sua vez, consiste na união da teoria com a prática, do trabalho intelectual com o "trabalho físico" e traz o trabalho como princípio educativo (educação pelo trabalho). A politecnia visa unir as diferentes áreas de trabalho, seja ele físico ou intelectual.

          Na Região dos Lagos a única instituição politécnica de ensino é o Instituto Politécnico da UFRJ (IPUFRJ), que se localiza no município de Cabo Frio.

          No IPUFRJ os alunos trabalham em projetos nos quais todas as áreas de conhecimento trabalham juntas para concluir um objetivo comum, sempre unindo a teoria com a prática. Um dos projetos, por exemplo, culmina na construção de uma prancha de surfe feita de agave (uma planta exótica existente na região). À partir disto os alunos estudam aspectos técnicos, tecnológicos, sociais, econômicos, históricos, políticos, etc, que cercam o mundo do surfe. Questões sobre a biologia da planta (neste caso a agave), técnicas para a construção de uma prancha, etc, também são objeto de estudo. E toda a produção sempre é feito pelos próprios alunos em um processo que objetiva que todos entendam a teoria e a prática que envolve o que foi feito.

          Sendo assim, com esta metodologia de estudo os alunos conseguem, com maior facilidade, interligar vários assuntos. Na educação politécnica o aluno não é formado apenas enquanto estudante, mas também como cidadão, um cidadão crítico e consciente. Com a politecnia um estudante não decora conteúdos para uma prova, ele realmente aprende algo para levar para o resto da sua vida.


Caio Sad
Militante da AERJ Região dos Lagos
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: