VAMOS OCUPAR AS RUAS PELO PASSE LIVRE TODO DIA E CONTRA O CORTE DE VERBA NA EDUCAÇÃO!

By | 05:54:00 Leave a Comment
O ano de 2015 começou muito movimentado. Com escândalos de corrupção e ameaças de privatização da Petrobrás, com o Governo Federal anunciando um corte de 7 Bilhões na educação publica Federal e com isso os estados seguindo a mesma linha de prioridade em investimento. O governo do Estado do Rio de Janeiro que fazia o mesmo coro da “Pátria Educadora” cortou 547 milhões do orçamento da educação pública do estado e em quanto isso gastou 12 milhões por mês com “Vagas de Estacionamento”.

O impacto desse corte já esta aparecendo. Entre a ultima semana de fevereiro e a primeira semana de março várias escolas da capital do Rio de Janeiro organizaram manifestações locais, pois as unidades estavam sem luz, água, gás, telefone e sem materiais escolares ao ponto de no CE Herbert de Souza a direção da escola ter que pedir cartolina para o grêmio estudantil pois não havia recursos disponíveis na escola.

Essa onda não ficou só na Capital. No dia 5 de março a AERJ junto com os grêmios Libertários (Instituto de Educação Rangel pestana) e Pense (FAETEC João Luiz do Nascimento) organizaram um grande ato de “recepção” ao governador que visitou a cidade de Nova Iguaçu. Com esse ato tivemos a vitória inédita da conquista da climatização para o Instituto de Educação com o compromisso do Governador da escola ser climatizada até o fim do ano. Porém no dia seguinte recebemos a noticia por várias mídias que o Governo do Estado não paga a licitação do aluguel dos ar condicionados desde Outubro do ano passado.


As consequências do corte estão chegando a níveis insustentáveis. As Universidades Federais como a UFRJ estão cogitando cortar as bolsas de auxilio de R$ 550.00 por mês para R$800.00 por ano.


Além disso, depois da conquista da AERJ e dos estudantes  na aprovação do decreto n° 38280 de 29 de janeiro de 2013, que amplia o passe Livre nos fins de semana sem uso de uniforme na Capital do Rio. Resultado de dezenas de manifestações, Jornada de Luta, com ocupações em avenidas, paralisações em escolas, pulões nas roletas dos ônibus e uma serie de atos no gabinete do prefeito. Esse direito segue sendo descumprido olimpicamente pelas empresas de ônibus e mesmo a AERJ apresentando esse problema a secretaria municipal de transporte e ao Prefeito, nada foi feito.


Queremos o cumprimento desse decreto, que não é nenhum presente ou caridade de ninguém, é uma conquista dos estudantes e que precisa ser garantida e controlada pelos estudantes. Pois desde que o fim da carteira de identificação estudantil que era emitida pelas Associações Estudantis como formas de garantir o seu acesso ao transportes públicos teve fim e passou a ser emitida por esses mesmos empresários, o nosso passe vem sendo prejudicado.


Por isso nós da AERJ chamamos todos os estudantes que organizaram atos espontâneos em suas escolas e que estão indignados com a situação da falta de prioridade do Governo do Estado que venha se somar as ruas conosco no dia 26 de Março as 13 horas na Praça da bandeira para pararmos o Rio de janeiro e dar o recado de que os estudantes exigem o cumprimento da Lei do Passe Livre nos Fins de semana e que somos contra o corte de verbas na educação estadual. Some-se a essa luta e venha dar essa aula na Rua.  
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: