AERJ REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA E AVANÇA NA LUTA DO PASSE LIVRE

By | 08:20:00 Leave a Comment

No dia 20 de Março de 2014 a Associação dos estudantes secundaristas do Estado do Rio de janeiro deu um grande passo na luta estadual pelo Passe Livre Estudantil. Organizando junto com a UBES, FENET, AMES e o apoio do Deputado Estadual Carlos Minc,  uma audiência púbica para tratar do Passe Livre Intermunicipal. Mais de 80 estudantes de 11 municípios saíram de suas cidades e enfrentaram horas de viagem para construir conjuntamente uma verdadeira concepção de Passe Livre e narrar casos de constrangimento que já viveram e que vivem até hoje.

A audiência foi aberta pelo estudante do IFF Cabo Frio Felipe Santos representando a FENET e narrando principalmente o problema dos estudantes da Região dos Lagos que vivem uma situação caótica quando se fala de transporte. Nos últimos 2 anos os estudantes da região tiveram que lidar diretamente com as empresas de ônibus pois os governos estaduais e municipais se abstiveram de defender os estudantes. Logo em seguida tiveram a Palavra João Neto Presidente da AMES Rio de janeiro e Rafael Araujo Presidente da AERJ e diretor de Relações internacionais da UBES que ressaltou a importância da luta nacional pelo passe livre e o papel social do acesso a cidade e o estado do Rio de janeiro para os estudantes Cariocas e Fluminenses.

A AERJ, representada pela estudante Juliana Alves na mesa fez um apanhado histórico da luta pelo passe no Estado. Citando desde 1990 quando o passe Livre era livre,  passando por 2007 quando o Ministério Público quis cortar nosso direito e a AERJ organizou uma histórica manifestação a “Passeata dos 5 mil” que barrou o corte do Rio Card no Estado do Rio de janeiro e terminando na luta que se iniciou em 2011 do passe Livre todo Dia. Ressaltando o desrespeito das empresas de ônibus com o decreto n° 38280 e que tínhamos que tomar posicionamento mais firmes sobre a situação e entender que a Rua é o palco principal para conquistarmos um Passe Livre de verdade sob o Controle dos Estudantes. Em seguida o representante da Seeduc Wesley Nunes teve a palavra e como sempre a Seeduc querendo se abster do debate sobre a importância de um passe livre de verdade e botando panos quentes nos problemas. Logo em seguida se abriram as inscrições para o público.



Vários estudantes se inscreveram começando com o Miguel Hauer do grêmio do Colégio Pedro II que citou o descaso da Seeduc com o conexão Educação e o descompromisso com o acesso a educação. Também foram abordados temas como a falta de passagens no Rio Card para estudantes que cumprem carga horaria de estágio como a Beatriz Britto Presidente do Grêmio do Instituto de Educação Rangel Pestana e Thais Cristina diretora do grêmio da Faetec Republica.

Foi citado também pela Rafaela Corrêa do grêmio síntese do IFF Cabo Frio situações de assédio as estudantes mulheres no transporte público, além de Edmarcos do grêmio do IFF Itaperuna colocar que o passe livre na cidade é bem avançado porém em abril as empresas de ônibus vão querer mudar.



Por fim Ruan Vidal do grêmio do Colégio Municipal Rui Barbosa e Nathália Alcáçova  do grêmio do IFRJ - Maracanã citaram problemas da Intermodalidade do transporte e a dificuldade do acesso a trens, metrôs e barcas e a questão da restrição da meia entrada.

Findando a audiência a Deputado Carlos Minc tirou resoluções de mudanças no seu atual projeto de lei sobre o Passe Livre Intermunicipal e declarou total apoio a causa estudantil e um compromisso em avançar a pauta conjuntamente com a AERJ e as outras entidades estudantis.

Por fim os estudantes puxaram palavras de ordem de “O passe Livre não é esmola o filho do pezão vai d carro pra escola.” e “ A AERJ somos nós nossa força e nossa voz.”. Avançamos na pauta porém só as ruas e avenidas podem ser o palco principal para nossa conquista de um Passe Livre de Verdade.

Executiva da AERJ
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: