08 de março! Dia das mulheres!

By | 12:16:00 Leave a Comment
              Hoje é nosso dia. O dia das pessoas que são a maior porta das vítimas de estupro, as pessoas que são as maiores vítimas de assédio e violências – físicas, psicológicas e emocionais. Hoje é nosso dia. O dia em que nos dão flores, mas usam “mulherzinha” como ofensa. O dia em que nos dão chocolates, mas nos humilham publicamente. O dia em que recebemos declarações públicas de amor e demonstrações privadas e silenciosas de ódio. O dia, que apesar de ser um pouco diferente para nós, é, para quem nos oprime, só mais um dia para pisar em nós.
               Não queremos receber parabéns ou presentes materiais de quem nos humilha e nos diminui diariamente. Não queremos falsas homenagens das pessoas que são responsáveis por sermos 90% das vítimas de estupro, 70% das pessoas abaixo do nível de pobreza e 94,5% das pessoas empregadas no setorial de serviço de limpeza - não se engane, se você faz um discurso machista, também estamos falando de você. Não queremos abraços e beijos no rosto de quem nos manda calar a boca quando decidimos dar opiniões sobre algo problemático que foi posto em discussão. Não queremos textos bem escritos de quem nos nega o nosso direito à escolha do que faremos com nosso corpo. Não precisamos de aplausos de quem nos erotiza e legitima toda a agressão pela qual passamos. 
              A maioria das pessoas não sabe qual a real essência do dia das mulheres, acha que é um dia para nos "homenagear" usando estereótipos. Mas não! Esse dia é um dia de mostrar que a nossa força é grande o suficiente para derrubar o machismo – de baixo para cima! Dia de lembrarmos dos nomes das mulheres que perderam a vida lutando por todas nós! Dia de mostrarmos que lutar com o uma mulher é um elogio, uma honra! Porque nós somos a luta! Somos uma só. 

DA AERJ PARA AS MULHERES DO MUNDO!

Rafaela Corrêa
Secretária Geral da AERJ
Diretora Social do Grêmio Estudantil Síntese
Militante do Movimento de Mulheres da Região dos Lagos
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: