AERJ ocupa Prefeitura de Cabo Frio no 1° ato CONTRA A ROLETA, CONTRA A TARIFA!

By | 09:58:00 Leave a Comment

Estudantes de diversas escolas de Cabo Frio fizeram um protesto na tarde de sexta-feira (16/01), contra o reajuste da tarifa de ônibus municipal e intermunicipal. A concentração do ato organizado pela AERJ Lagos, Grêmio Estudantil Síntese, FENET e SEPE Lagos contra o reajuste anunciado pela Salineira (Empresa que explora o transporte em toda Região dos Lagos) começou na Praça Porto Rocha às 14h00min. Fez-se confecção de cartazes, enquanto um grupo gritava palavras de ordem e fazia panelaço. Por volta das 15h30min foram discutidas as estratégias de ocupação da Prefeitura. Caminhou-se com cartazes faixas e bandeiras, um carro de som do SEPE acompanhou e auxiliou o movimento e representantes da AERJ chamavam a população pelo microfone e megafones durante a caminhada, também gritando palavras de ordem. Ao chegar à Prefeitura, a ocupação foi imediata. Dentro do prédio havia por volta de 40 pessoas, que gritavam palavras de ordem no local e requisitavam dialogo com o Prefeito.
A Guarda Municipal estava no local, tentaram diminuir o barulho dos manifestantes e sem sucesso chamaram a Policia Militar, que chegou com armas letais e não letais à mostra e em grande número (quase 15 viaturas). Um spray de pimenta foi acionado, segundo a PM o disparo do artefato não foi intencional (faça me rir!). Um Tenente dialogou com os manifestantes, perguntando quem era a liderança do movimento e quem iria dialogar com um representante governamental. Ficou decidido entre todos os estudantes que Ruan Vidal, Mylena de Sá e Victor Davidovich iriam falar com o Secretário de Comunicação Social (Edson Ferreira Rodrigues), que prometeu repassar a pauta para o Secretario de Transportes (Victor Moreira dos Santos). Após a volta dos representantes todos se reuniram na frente do prédio da Prefeitura e parabenizaram o movimento onde teve seu fim por volta das 17h30min.
Ficou combinado de realizarmos um segundo ato e de fazer presença na manifestação marcada pela rede social Facebook para o dia 26 também na Praça Porto Rocha, onde se busca politizar a massa manifestante. A manifestação teve pouca adesão, mas os manifestantes que foram tiveram ótima participação, a pouca adesão se deve pelo fato da organização rápida com apenas 7 dias de divulgação. Não houve tumulto, apenas o susto do gás onde alguns estudantes tiveram irritação  nos olhos e nas vias respiratórias.

Aguarda se então resposta do Secretario de Transportes, sendo que cerca de 4 integrantes da AERJ (Julia Abreu, Ruan Vidal, Mylena de Sá e Victor Davidovich) irão na segunda-feira 19/01 à Prefeitura para dialogar com ele e tentar marcar uma  data para  reunião com todos os estudantes. O segundo ato só será marcado após essa reunião.



Texto de Julia Abreu/ Fotos: RC24h

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: