INSATISFAÇÃO GERAL DOS BOLSISTAS DO IFRJ

By | 11:14:00 Leave a Comment
       Atualmente, o IFRJ encontra-se numa situação deplorável no que diz respeito ao pagamento de bolsas. Desde a troca de gestão da diretoria do IFRJ e da composição da reitoria, os atrasos (de dois meses e até três meses para alguns) no pagamento destas tornaram-se frequentes. Devido a isso, os monitores abraçaram a causa de todos os bolsistas: de iniciação científica, auxílio permanência e dos próprios monitores. De uma maneira geral, iniciaram uma mobilização para demonstrar a insatisfação geral com relação a situação dos bolsistas. Sendo assim, após algumas reuniões e de não ser observada mudança alguma, os monitores optaram por uma paralisação sem data prevista para término.

Outro ponto que os monitores reivindicam bastante é a reformulação do termo de compromisso, termo esse que é assinado ao aluno ser aprovado na entrevista e ser chamado para exercer a função de aluno monitor. Neste termo constam apenas obrigações que os monitores devem cumprir, excluindo os direitos do aluno monitor, deixando-os assim sem respaldo para cobrar algo no que diz respeito ao pagamento das bolsas. Devido ao fato de não haverem direitos dos monitores nesse termo, já foi ouvido por eles, que a bolsa é um agrado cedido pela realização de uma atividade extra curricular.

Apesar de muitas pessoas dependerem desse dinheiro da bolsa para se manterem no instituto e isso ser de conhecimento da diretoria do IFRJ, nenhuma providência realmente efetiva foi tomada para a resolução desse problema que afeta centenas de alunos.

Sendo assim, os monitores permanecem parados e reivindicando explicações e cobrando respeito por parte da diretoria. Pois na dada circunstância o respeito é o que menos existe no instituto.  



Raphael Cabral 
estudante do IFRJ




Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: