Passe livre todo dia tem que ser de verdade e sob o controle dos estudantes!

By | 16:25:00 Leave a Comment
   
evento do ato: https://www.facebook.com/events/443793279093110/?source=1


 Após muitos anos de luta, a pauta da AERJ foi aprovada, fazendo com que todos os estudantes da cidade do Rio de Janeiro conquistassem a ampliação do passe livre para os sábados, domingos e feriados, arrancando do prefeito Eduardo Paes o decreto n° 38280, sancionado dia 30 de janeiro deste ano. Essa vitória só foi possível pela mobilização e organização dos estudantes que construíram o 5° Congresso da AERJ em 2012, onde foi aprovada como bandeira principal a “luta pelo Passe Livre Todo Dia”.

        Vale lembrar que no ano anterior ao congresso, nas Jornadas de Luta de Agosto de 2011, a AERJ fez a 1° manifestação na porta da prefeitura, conseguiu uma reunião com o Prefeito e entregamos essa reivindicação a ele. De lá pra cá, foram várias manifestação no andar do gabinete do prefeito para cobrar o Projeto do Passe Livre nos fins de semana.

        Apesar de o Prefeito nos enrolar durante todos esses anos, a luta dos estudantes e a pressão popular foram maiores do que a vontade dele. Nós conquistamos algo que não existe em nenhum lugar do país e, mais uma vez, a cidade do Rio de Janeiro, volta a ser pioneira na luta pelo passe livre.

      Hoje, com essa vitória, todos os estudantes do ensino fundamental e médio que antes tinham 60 passagens por mês terão mais 16, que poderão ser usadas nos fins de semana para ir à praia, ao teatro, ao cinema, ao futebol, a um show, etc.

      Porém, os empresários não gostaram nem um pouco da nossa conquista e mais uma vez estão fazendo de tudo para que os estudantes não gozem do seu direito ao passe nos fins de semana. Eles impedem que a gente entre nos ônibus mesmo com o decreto na mão, bloqueiam as 16 passagens e o pior: o prefeito faz vista grossa.

        Sabemos que enquanto o DIREITO CONQUISTADO PELOS ESTUDANTES estiver nas mãos dos grandes tubarões do transporte, o passe livre estará sempre no risco de acabar. O direito dos estudantes tem que estar nas mãos dos estudantes. Existem vários estados onde os estudantes controlam a emissão das carteirinhas e participam das decisões da Comissão de Transporte do Município e/ou Estado. Porque no Rio é diferente, prefeito?

    Nosso direito, historicamente, sempre foi atacado pelos empresários e pelos governantes, que fazem de tudo para a juventude não se organizar e lutar. A primeira medida para acabar com a autonomia das entidades estudantis foi do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), em 2001, através da MP 2208/01, que transferindo o “direito” de confeccionar carteiras estudantis a qualquer empresa ou pessoa com interesse em lucrar. Essa medida provisória acabou com o recurso que as entidades tinham para fazer suas lutas.

        Como a AERJ construiu com os estudantes essa luta, nada mais justo que seja ela a emitir as carteiras estudantis para efetivar esse direito.

        Cabe a nós lutar para que o Passe Livre Todo Dia seja de verdade, sem restrição e controlado pelos estudantes. A luta nos mostra a cada dia que podemos transformar o impossível em possível. Pra quem não acreditava que conseguiríamos o exemplo ta aí, mas tem que ser integralmente implantado. Não podemos parar, precisamos construir em cada escola debates, atos por regiões do Rio, empastelar a cidade de cartazes dessa vitória e cobrar da Prefeitura o Passe Livre Todo Dia de Verdade e sob o controle dos estudantes.


Vamos à luta galera! Estamos no caminho certo!



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: