PASSE LIVRE TODO DIA SIM! AUMENTO DA PASSAGEM NÃO!

By | 06:41:00 1 comment

A luta pelo passe livre todo dia, trouxe uma importante vitória para os estudantes cariocas, o passe livre nos fins de semana. Porém, o mesmo decreto que aprovou o passe livre nos sábados, domingos e feriados, é o mesmo que aumenta a tarifa de ônibus no dia 8 para R$ 3,00.

A AERJ sempre defendeu o passe livre para os estudantes como um estágio da luta até a estatização de todos os transportes públicos. Por isso entendemos que essa é uma conquista dos estudantes e não aceitaremos como um presente do prefeito, muito menos o aumento da passagem. Se ele pensava que com isso iria tirar a juventude da rua, se enganou, não sairemos.

Sabemos, que enquanto o transporte público estiver nas mãos de uma minoria, que controla tudo, não oferecerá um transporte de boa qualidade, pois fatura mais do que o necessário para pagar os trabalhadores, a manutenção e o Diesel e a conservação dos ônibus. Com um transporte coletivo privado, controlado por poucos, será sempre dessa forma, os estudantes com um passe livre com limites de passagem e os trabalhadores tendo que andar de ônibus quebrados, lotados, caros e sem conservação.

Mas para enfrentar e vencer todos esses problemas a juventude e os trabalhadores tem uma arma infalível: a luta. Prova disso foi a conquista do passe livre nos fins de semana e após dois pulaços nos dias 28 e 30 na Central do Brasil, o governador anunciou o congelamento das tarifas de trens, metros e barcas. Agora, nos falta barrar o aumento da tarifa de ônibus. Por isso a AERJ está construindo, junto com o Movimento Passe Livre (MPL), um grande ato, hoje, contra o aumento da passagem.



TODOS ÀS RUAS CONTRA O AUMENTO!
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Um comentário:

  1. O decreto está sendo COMPLETAMENTE desrespeitado. No sítio da própria prefeitura (< http://www.rio.rj.gov.br/web/smtr/exibeconteudo?id=4571708 > ) há a data de 30/01/2014 e no texto a informação que é permitido nos finais de semana e feriados, ou seja, NÃO APENAS sábado. Pois bem, as EMPRESAS DE ÔNIBUS, coitadas e desinformadas, não modificaram seus sistemas de acordo com o decreto e NÃO PERMITEM o uso do cartão aos domingos, retornando após passar o cartão como "dia inválido". O teste foi realizado em 23MAR2014, ou seja, aproximadamente DOIS MESES após a publicação no DOU. LAMENTÁVEL.

    ResponderExcluir