"APÓS MUITA LUTA, PAUTA DA AERJ É APROVADA E OS ESTUDANTES TERÃO PASSE AOS SÁBADOS E DOMINGOS"

By | 08:39:00 Leave a Comment
Hoje, dia 30 de janeiro, foi divulgado uma grande vitória dos estudantes secundaristas da capital do Rio. Durantes o último congresso da AERJ foi aprovado como bandeira de luta da entidade a pauta: “PASSE LIVRE TODO DIA SOB CONTROLE DOS ESTUDANTES”. O direito do passe livre sempre foi uma bandeira histórica do movimento estudantil e a cidade do Rio de Janeiro, foi a primeira cidade a ter está conquista em 1989. O passe livre, nesta época, era passe livre de verdade, sem restrição, sem limitação, poderia ser usado quantas vezes quisesse, e não garantia só a ida e volta à escola, mas ao acesso à cidade e toda forma de conhecimento, cultura, esporte e lazer.

Em 2002, os vereadores, financiados pelos empresários do transporte, apresentaram uma lei de bilhetagem eletrônica para limitar o número de vezes que os estudantes pegavam ônibus. Com o “Riocard”, o passe livre, se tornou passe com 8 passagens. De lá pra cá, a cada ano o número de passagens foi diminuindo e surgindo novos mecanismos para controlar o passe. Atualmente nos Colégios Estaduais, o passe livre é vinculado com o estado e monitorado pela empresa privada de telefônica OI. Dizem que a juventude é o futuro da nação, mas esse futuro para se tornar bom, precisa ter garantia de boas escolas, de cultura, de esporte e lazer. Por isso que o passe livre tem que ser todo dia, pois a educação não pode se restringir a apenas a sala de aula e nem se limitar aos muros da escola, educação é mais do que isso!

Com essa vitória, todos os estudantes de ensino fundamental e médio, que antes tinham 60 passagens por mês, que na prática não eram usados, pois a FETRANSPOR, bloqueava, terão mais 16 passagens, que poderão ser utilizadas nos fins de semana para poder ir à praia, ao cinema, ao teatro, a biblioteca, ir ao curso, enfim, o que o estudante quiser.

Essa vitória do passe livre nos finais de semana, apesar de ter sido anunciado pelo prefeito Eduardo Paes, nunca foi uma bandeira do governo PMDB, eles nunca fizeram uma passeata e nunca levaram porrada de policia. Essa bandeira é dos estudantes que nunca tiveram medo de lutar, essa bandeira é daqueles que tomaram as ruas em junho e conseguiram vitórias em diversos estados como Goiânia, Porto Alegre e Rio Grande do Norte.

Agora nos cabe lutar mais para o PASSE LIVRE TODO DIA, seja sem restrição e controlado pelos estudantes, pois se continuar sendo pelos empresários e pelos governos, o nosso passe livre, sempre estará em risco de acabar.

Essa vitória nos mostra que podemos desejar o impossível, assim como foi nas jornadas de junho. Hoje nós temos mais possibilidades de barrar o aumento da passagem, pois essa vitória só provou que a pressão popular arranca vitórias.

Vamos conquistar o controle dos estudantes no PASSE LIVRE TODO DIA!
Vamos BARRAR O AUMENTO DA PASSAGEM!


Comunicação da AERJ
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: