DIGA NÃO AO LEILÃO DO CAMPO DE LIBRA: O PRÉ-SAL PERTENCE AO POVO BRASILEIRO!

By | 15:23:00 Leave a Comment
"Quem ganhar o leilão de Libra terá direito de explorar o campo por 40 anos. Em quatro décadas, a  petrolífera estrangeira vai secar  a reserva. Petróleo não tem duas safras. São reservas que não se renovam e levam milhões de anos para se formar". - Emanuel Cancella, diretor do Sindipetro-RJ.

O Brasil é um dos países mas ricos do mundo e talvez, O MAIS RICO em recursos naturais e biodiversidade. Porém, é um país cheio de contradições e dificuldades onde todos nós, estudantes e trabalhadores sofremos cotidianamente com elas: acesso restrito à universidade pública, saúde padrão lixo, uma educação de "adestramento" e "robotização" e crítica e criativa, pouco incentivo ao esporte, desprezo à cultura do popular, falta de moradia digna, falta de estrutura nas escolas públicas, falta de água, baixos salários aos servidores do Estado, entre outras. 

Um dos fatores que fazem com que o Brasil seja considerado economicamente rico é o fato de nós sermos os maiores exportadores de Petróleo do mundo. O Brasil ocupa o 13º lugar no ranking de países produtores de petróleo. Em 2012, foi responsável por 2,7% de todo o óleo produzido no período. Mas devemos perguntar: se somos uma potência mundial em produção de petróleo, porque o país ainda continua com um enorme déficit de empregos e o Governo sempre afirma que não tem dinheiro para investir em educação, saúde e moradia? Para onde vai o lucro? A verdade é que quem lucra com o petróleo brasileiro são as grandes empresas privadas, já que o Brasil não possui uma soberania sobre este. 

O Governo brasileiro está prestes a cometer a maior entrega de riquezas já feita desde a colonização portuguesa. Dia 21/10, no Hotel Windsor da Barra da Tijuca, haverá mais um leilão da ANP - Agencia Nacional de Petróleo -, dessa vez do campo de Libra, que é a maior reserva brasileira de petróleo, onde está o pré-sal, que, se vitorioso, acarretará num rombo sem precedentes à soberania nacional. 

Reproduziremos aqui, um texto feito pelo trabalhador petroleiro Emanuel Cancella, do Sindicato dos Petroleiros do RJ, que esclarece alguns fatos sobre o leilão de Libra e mostra as contradições nas promessas do Governo.


Mentira nº 1 – O leilão vai desenvolver todas as regiões do país e vai trazer emprego e renda aos brasileiros.

O fato: a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Bicombustíveis  - ANP já realizou 11 leilões e até hoje nenhuma empresa vencedora desses leilões, à exceção da Petrobrás, construiu refinaria, plataforma, navio ou sonda no Brasil.

Mentira nº 2 - O Brasil não possui tecnologia nem recursos financeiros para produzir no pré-sal.

O  fato: a) quem desenvolveu a tecnologia inédita no mundo que permitiu a descoberta do pré-sal foi a Petrobrás; b) A Petrobrás possui  reservas de, no mínimo,  60 bilhões de barris de petróleo. O equivalente a pelo menos 6 trilhões de dólares, cotando o barril à média de 100 dólares. Com uma garantia dessas, que banco deixará de financiar a Petrobrás?

Mentira nº 3 - A presidenta Dilma afirma  que “ o dinheiro dos royalties vai permitir grandes investimentos em educação (...) mais creches, alfabetização na idade certa, escolas em tempo integral, ensino médio profissionalizante, mais vagas em universidades, mais pesquisa e inovação, professores mais preparados e bem remunerados.” 

O fato: o dinheiro dos royalties até hoje só serviu para colocar chafarizes em praça pública, porcelanato nas calçadas,  financiar shows e campanhas políticas. Campos dos Goytacazes, o município que mais recebe royalties no Brasil, tem um dos piores IDH, além de ser o recordista no estado do Rio em trabalho escravo.   O Estado do Rio, que fica com mais de 80% dos royalties, tem os professores mais mal pagos e uma das piores escolas públicas do Brasil. Além disso, os royalties representam 15% do petróleo. Mas só 5% , a parcela reservada à União, estarão garantidos à  educação e à saúde.

Os 15% dos royalies representam o rabo do elefante. A sociedade quer discutir o elefante inteiro, ou seja, o que fazer com os outros  85% do petróleo que estão sendo entregues a petrolíferas estrangeiras, através dos leilões.

Mentira nº 4 – O Brasil já assimilou a ideia de realizar leilões.

O fato -  Embora a imprensa hegemônica, que está a serviço das grandes empresas, boicote as verdades sobre o campo de Libra para enganar o povo e beneficiar as empresas, o povo não apoia a entrega das riquezas do país a multinacionais estrangeiras.

Nas décadas de 1940-50, os brasileiros criaram a campanha “O Petróleo é Nosso!”,  a maior campanha cívica do país. Isso quando o petróleo ainda era um sonho. Agora que é realidade, temos o desafio de barrar os leilões.

Mentira nº 5 –Leilão não é privatização.  

Fato: no caso de Libra, quem ganhar o leilão terá direito de explorar o campo por 40 anos. Em quatro décadas, a  petrolífera estrangeira vai secar  a reserva. Petróleo não tem duas safras. São reservas que não se renovam e levam milhões de anos para se formar.

Mentira nº 6 – Temos que aproveitar a oportunidade e vender todo o nosso petróleo, porque a tendência é a queda do preço desse comodity.

Fato: os especialistas de petróleo são categóricos. À medida que ficar mais escasso a tendência é o preço do petróleo ultrapassar a marca de 100 dólares o barril. Aliás, o petróleo tem sido o motivo das guerras contemporâneas. Alguém tem dúvidas sobre porque é tão disputado?

Porém, a maior de todas as verdades foi pronunciada pela atual presidente da República. Durante a campanha, em 2010, Dilma Rousseff disse e está gravado que: “Privatizar o pré-sal é um crime e que ele é o nosso passaporte para o futuro”.

Não é uma questão de patriotismo, mas de entender que 

sem soberania um povo fica privado de dignidade e de 

prosperidade e até da chance de sobreviver.


DIGA NÃO AO LEILÃO DO CAMPO DE LIBRA E VAMOS 

BARRAR A ENTREGA DO PETRÓLEO BRASILEIRO PARA

OS ESTRANGEIROS!!!!!


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: