PASSEATA PELO PASSE LIVRE TODO DIA

By | 16:08:00 Leave a Comment
      No Rio de Janeiro, todos os estudantes de escolas públicas tinham o passe livre, mas em 2001, após a aprovação de uma lei, o passe livre ficou limitado a apenas 8 passagens por dia. De lá pra cá, foram muitos o ataques dos governos para reduzir as passagens do passe e limitar os estudantes somente à escola (que a cada dia tem tido menos verba investida). Em 2007, o ex-prefeito do Rio, César Maia, quase acabou com o passe, porém 5 mil estudantes ocuparam as ruas e impediram.
    Hoje o "passe livre" tem 2 passagens (bilhete único) e é controlada por um cartão magnético que detalhe, foram pagos 50 milhões à empresa de telefonia OI para a implantação do chip nesse cartão e para a implantação daquelas maquinhas validadoras nas escolas. Ou seja além do estado não oferecer uma educação de boa qualidade, somos controlados e restringidos ao livre acesso à cultura, ao esporte e ao lazer. Aliás, para que a juventude precisa disso mesmo, se hoje tem mais jovens nas celas do que nas escolas? 
Queremos o passe livre todo dia e para todos nós estudantes, sem nenhuma restrição, para que possamos ir no teatro, no cinema, na biblioteca, no museus, no Zoológico, nos pontos turísticos do Rio entre outros que estejamos afim. 
     A juventude já provou que pode reduzir as passagens, agora vamos pras ruas conquistar o passe livre todo dia e para todos os estudantes. Por isso a AERJ chama a todos os estudantes, grêmios estudantis, entidades estudantis e movimentos independentes à ocupar as ruas novamente e construir uma grande jornada de luta pelo passe livre no dia 22 de agosto.

Participe do Comitê de Mobilização da Passeata no dia 19 de agosto no centro do Rio.




Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: