Empresa de ônibus quer retirar gratuidade de estudantes

By | 20:16:00 1 comment

Em São João de Meriti, a situação dos estudantes está caótica com a nova ordem da empresa que domina os transportes lá - a Flores, do grupo empresários JAL. Desde a última quarta (dia 03/04), a FLORES está proibindo estudantes sem RioCard Escolar de entrarem nos ônibus da frota depois de 22h30 a não ser mediante o pagamento da passagem (nada de meia, é preço integral mesmo) e antes desse horário, os estudantes nessa situação, só podem entrar gratuitamente na parte da frente dos ônibus, fazendo com que o tempo de saída dos veículos aumente, dificultando a passagem dos pagantes até a roleta, reduzindo o número de estudantes por lotação e aumentando também o risco de acidentes.

A Flores está enviando funcionários para as escolas para colarem os cartazes da empresa falando da lei da gratuidade e colocando alguns deles para "treinarem" os estudantes a pegarem ônibus e usufruírem do passe.
"Treinador" de gratuidade estudantil
A empresa colou cartazes em toda a sua frota falando a tal lei (LEI 4.510/2005) e isso colocou um certo medo nos estudantes já que 5 em cada 10 estudantes não possui RioCard Escolar ou possuem mas não funciona. 
Fizemos uma pequena pesquisa com os estudantes em São João sobre o atendimento da Flores e 100 em cada 100 estudantes disseram estar descontentes com o serviço prestado pela empresa no município nos últimos 5 anos. Também procuramos na internet a opinião dos estudantes sobre a Flores, e encontramos o mesmo resultado: A FLORES FOI REPROVADA POR MAIORIA (veja reclamações).
Os estudantes estão se organizando através da União Meritiense dos Estudantes Secundaristas para darem uma resposta a esse desrespeito. Acessem o Blog da Umes e saibam mais: União Meritiense.
Vejam também o cartaz que a Flores está publicando (transportes flores).

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Um comentário:

  1. Estou aqui para tirar uma dúvida.Eu sou aluno da rede estadual e federal pelo convênio firmado entre o C.E Prof Horácio de Macedo e o Cefet e eu moro em são joão de meriti.Uso os ônibus da linha 108 e semana passada quando fui passar na roleta fui impedido pelo cobrador que me falou que eu estava com o rio card da rede estadual e com uniforme da rede federal mas eu mostrei uma declaração que me deram no início do ano comprovando que era aluno estadual também mas ele falou que não importava,e eu falei que a rede federal não me da rio card e eu uso o da rede estadual,pois,também sou aluno da mesma depois de tanta persistência ele me deixou passar pela roleta eu gostaria de saber se isso e certo.

    agradeço dede já a compreensão.

    contato: nascimentowallace1997@hotmail.com

    ResponderExcluir