AERJ realiza V CONGRESSO!!!

By | 08:37:00 Leave a Comment


No dia 10 de novembro,  foi realizado o 5° Congresso da AERJ que comemorou seus 10 anos de luta em defesa dos estudantes.O Congresso reuniu cerca de 300 estudantes de várias regiões do estado do Rio de Janeiro que se encontraram para discutir suas políticas e para debater as lutas específicas dos estudantes secundaristas. 
A abertura do congresso contou com a participação: da Federação Nacional dos Estudantes de Ensino Técnico - FENET, União Brasileira dos Estudantes Secundaristas - UBES, União da Juventude Rebelião - UJR, ARES-ABC,SEPE, SINDIPETRO-RJ, DCE da Unisuam, DCE da UFRJ, Assibge, além do cacique Carlos da aldeia Maracanã. Logo após as saudações deu-se início aos grupos de debate onde os estudantes se dividiram para debater cada tema de seu interesse, dos quais haviam: Políticas educacionais e Ensino técnico; Soberania nacional e Luta popular; Democracia e Livre acesso e Movimento Estudantil.Cada grupo teve sua própria dinâmica, mas dando sempre a oportunidade aos estudantes de falarem e expressarem seus sentimentos de mudança.
Ao final dos debates, a mesa de cada grupo encaminhou as propostas tiradas em cada um para serem votadas pelos estudantes.

A tarde, foi realizado o debate sobre PASSE-LIVRE TODO DIA, com uma exposição sobre como os estudantes conquistaram a gratuidade e como ela foi sendo alterada com o passar dos anos e, sem dúvidas, essa foi uma das partes mais agitadas do Congresso e muitos estudantes de regiões diferentes do Rio de Janeiro se colocaram para ressaltar a importância da organização dos estudantes e a importante tarefa que a AERJ tem para organizá-los em todas as partes do estado. A mesa do debate foi composta por Gladson Reis - 1° Vice-presidente da UBES, Carlos Henrique, o então presidente da AERJ, Raphael Almeida - Coordenador geral da FENET e Juliana Alves - Presidente da Umes-Rio.


Encerrando a plenária, iniciou -se um ato pelo direito da memória e da verdade em homenagem ao estudante Marco Nonato da Fonseca, que foi brutalmente assassinado pela ditadura militar por lutar e por dedicar sua juventude na construção de uma sociedade justa e igualitária e que foi escolhido por aclamação o nome do estudantes para ser o Patrono da AERJ.





Acabado o ato de homenagem, começou o ato de 10 anos da AERJ que contou com a presença de Gregório Gould, ex-presidente fundador da AERJ, de Gabriela Valentim, ex-presidente que liderou a passeata dos 5 mil estudantes e do então presidente, Carlos Henrique. Todos estes contaram como foram as lutas em cada gestão e como as coisas mudaram com a entrada de novos companheiros no corpo da AERJ.
No fim da tarde, a plenária final elegeu os novos diretores da AERJ indicando o nome da estudante Juliana Alves como presidente da AERJ nos próximos dois anos. A estudante afirmou que era necessário continuar as lutas da entidade, criando grêmios e fortalecendo o movimento estudantil em cada cidade. 
Por fim, a nova diretoria foi aprovada pelos estudantes e demos início ao evento cultural realizado por um grupo de teatro de Itaperuna, com a apresentação da peça baseada no filme batismo de sangue. Ao término dese evento, o congresso se encerrou se tornando o maior e o mais representativo congresso da história da AERJ. 

A AERJ SOMOS NÓS, NOSSA FORÇA E NOSSA VOZ!

                                                                                                               
                                                                       Diretoria Eleita no 5° ConAERJ- 2012                                    




                                                                                                                 Wallace de Lima Tarouquela
                                                                                                      Diretor de Comunicações e Imprensa 
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: