AERJ PARTICIPA DA REUNIÃO DO FEDEP

By | 19:08:00 Leave a Comment


Na noite de hoje foi realizada mais uma reunião do Fórum Estadual em Defesa da Escola Pública- FEDEP, o fórum que busca ampliar a discussão acerca do investimento e das políticas públicas para educação, contou com a presença de diretores do SEPE, AERJ e UMES Rio de Janeiro. Figurou nas discussões a atual política do governo do estado, os ataques que a educação vem sofrendo com a meritocracia, a repressão ao movimento estudantil e o mau investimento que é feito na educação.

Embora o orçamento do município do Rio de Janeiro tenha dobrado, isso não se refletiu nos setores essenciais para a população, educação, saúde e moradia, são cada vez mais precarizados e não priorizados. O momento atual, de crise econômica, demissões, arrochos salariais, e a resposta dos trabalhadores, grandes greves, nos mostram a ineficiência do sistema político em que vivemos, representado por um governo com medidas que afetam servidores públicos, estudantes e diversos profissionais envolvidos com a educação.

Ainda no primeiro semestre desse ano, fomos surpreendidos com um projeto que visava a implementação de policiais armados dentro das escolas. Longe de querer proteger os estudantes, a polícia armada dentro do colégio é uma ameaça aos estudantes e professores, prova disso, foi no IEJK, um policial esqueceu sua arma dentro do banheiro, colocando em risco a vida de dezenas de estudantes. Depois do projeto, agressões, violência e a repressão se tornaram mais presentes nas escolas. Demonstrando a ineficiência e problemas de se ter pessoas que não são preparadas para agir com jovens. 

As politicas meritocráticas da Secretaria de educação, de estabelecer metas de desempenho, e vincular salários/bonificações de professores aos resultados de determinados indicadores de provas feito por alunos, se mostrou ineficiente em diversos locais aonde foi aplicado. Ignora-se as condições de cada região e aluno e impõe que o aprendizado do estudante depende apenas do esforço do professor. Ignora-se também, as condições em que os profissionais trabalham, a estrutura pedagógica e física das escolas e os salários.

Entendendo que essa é uma discussão que deve ser ampliada e analisada por diversos setores dos movimentos sindicais, estudantis e demais movimentos sociais. Foi apontada uma data para a próxima reunião do FEDEP, que deverá contar com ainda mais adeptos, defensores de uma escola de qualidade e democrática.

Próxima reunião : 22/08/2012 (Quarta-feira)
Horário : 18:00
Local: SEPE Central (Endereço: Rua Evaristo da Veiga.55- 8º andar- Centro)
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: