Retrospectiva de lutas do I.E Rangel Pestana

By | 18:27:00 Leave a Comment


Há quase dois meses os estudantes do Instituto de Educação Rangel Pestana vem travando uma batalha contra a Secretária de Educação do Rio de Janeiro ,devido a exoneração da diretora. A exoneração foi apenas uma articulação da SEEDUC para colocar alguém de sua confiança dentro do colégio, alguém que  irá tentar frear a luta dos estudantes. No dia 04 de junho os alunos do IERP junto com o Colégio Minas Gerais, AERJ e o SEPE fizeram um ato em frente a SEEDUC, exigindo que o Secretário de Educação Wilson Risolia desse algum padecer de tal decisão, depois de muito protesto, seu assessor aceitou conversar com uma comissão. Enquanto a comissão subiu os estudantes continuaram com os protestos, com uma grande agitação e criatividade, característica dos jovens que se colocam na luta em defesa da educação. 

Após alguns dias, o colégio permaneceu paralisado. Tendo apenas umas visitas de representantes da SEEDUC que tentavam colocar os estudantes contra a diretora, inventado calúnias. Pois esse tem sido o papel irresponsável da secretaria que deveria gerir a educação em nosso estado. Essas visitinhas dos representantes e do senhor secretário se tornaram diárias,  até que um dia os alunos tiveram uma surpresa, impuseram um novo diretor. Em resposta  a tal acontecimento os alunos junto ao grêmio estudantil puxaram uma reunião de pais para alertar sobre o que estava acontecendo no colégio.Em contrapartida, o diretor imposto pela SEEDUC, afirmou não ter conhecimento sobre a exoneração. Os pais dos estudantes, inconformados com a situação, pediram eleições para diretor.

No dia 10 de julho o começaram os debates para a tal eleição e  estava presente o superintendente de gestão das Regionais Pedagógicas, Paulo Fortunato o mesmo que falou com os alunos no dia da manifestação  em frente a SEEDUC, no mês passado, afirmando que é a caneta quem decide e tem o poder,mas os alunos não se intimidaram com ele e fizeram o debate. Se os alunos do IERP (Instituto de Educação Rangel Pestana) conseguirem que a comunidade escolar eleja a sua diretora,irão ser o primeiro colégio a fazer isso depois da Secretária de Educação ter colocado concurso para ser diretor e será uma vitória para o colégio e para a educação em nosso estado.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: