Governador troca professores por policiais nas escolas!

By | 20:58:00 1 comment
Temos presenciado diversos casos de perseguição, repressão, abusos de poder e autoritarismo. Alguns exemplos nos remetem até ao período da ditadura militar, onde os brasileiros tiveram seus direitos cassados, foi construído um governo fascista que só fez aumentar a miséria e restringir direitos básicos da população.
Nos últimos semestres os casos de repressão só tem aumentado, professores sendo perseguidos politicamente e afastados do cargo; estudantes sendo proibidos de construir grêmios, jogando fora a lei do Grêmio Livre.
Não bastasse toda a precarização do ensino público, o governo agora colocou policiamento  armado dentro dos colégios, usando o argumento de que os estudantes precisam de segurança dentro do colégio. Segundo um aluno que vive essa realidade, o policiamento acabou com a liberdade dos alunos, os policiais entram armados no colégio e tem autorização para revistar quem quiserem.  
Colocar policiais dentro do colégio mascara os problemas que estamos vivendo, a função dessa entidade dentro das escolas é também tentar desarticular qualquer iniciativa estudantil, organização dos grêmios, e qualquer luta que possa garantir um colégio e uma educação melhor. 
Mesmo com a escola sem bebedouro, sem sala de aula, sem professor, sem assistência estudantil e o governo resolve gastar milhões de reais com policiais armados nas instituições de ensino. 
Abaixo segue uma entrevista com um estudante que teve seu colégio invadido por policiais;

AERJ :Nos últimos dias o governo iniciou um projeto que coloca policias armados dentro da escola, o que você acha disso? na sua escola já foi implementado?

Estudante(Sarah Kubitschek): Sim , eu acho decadente essa ação do governo. Porquê estamos dentro de instituições de ensino, ou seja, deveria estar a favor da educação. Em todo os lugares o que vemos  são câmeras e mais câmeras e policiais com armas de fogos oprimido e invadindo cada vez mais nossa privacidade, nunca vemos novos bebedouros, reformas dos tetos das salas de aula que quase caem na nossa cabeça. Minha escola parece mais um presídio.

AERJ: Vocês perderam a liberdade dentro do espaço escolar?

Estudante: Totalmente, não fomos comunicados de nada nem fomos avisados, não perguntaram nossa opinião. Os policias ficam rodando a escola, é muito intimidador, você olha para os lados e vê policiais armados com armas letais andando para lá é para cá e é claro que perdemos um pouco de nossa liberdade já não somos mais como antes. Eles acham que são inspetores.

UMES: Você acha que isso pode afetar o aprendizado dos alunos? Já que a presença dos policias pode causar medo?

Estudante: Com certeza! O aprendizado pode ser afetado também, afinal a escola é lugar de aprender e multiplicar essa aprendizagem, lugar de debates aonde possamos expressar opiniões. Os alunos podem ficar oprimidos em relação a debates e manifestações dentro do colégio, como por exemplo, os eventos do grêmio que evolve muitos debates. Certas situações que alunos podem sim se sentirem oprimidos até envergonhados isso tudo levando a prejudicar o ensino.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Um comentário: