Chega de SAERJ

By | 05:16:00 Leave a Comment

Na ultima terça-feira, representantes da SEEDUC foram até o Colégio Estadual Herbert de Souza para tentar convencer os estudantes e professores a  fazer e aplicar a prova do Saerj.
O Saerj é uma prova externa do governo que máscara o abandono das escolas estaduais no Rio de Janeiro.
A prova do saerj não tem como avaliar os alunos, pois alunos com formação diferentes fazem a mesma prova, ou seja, alunos que passaram todo o bimestre sem professores de matemática ou português fazem a mesma prova dos alunos que tiveram suas aulas regulares. Mesmo assim o governo tem tentado esconder a real situação da educação pública, usando de todos os meios para criminalizar o professor que nesse sentido perde a autonomia de avaliar o aluno. E o estudante acaba se vendo obrigado pelas escolas a fazer a prova ou perde ponto na média.
Para convencer os estudantes do C.E Herbert de Souza a fazerem a prova, três representantes da SEEDUC foram dar uma palestra sobre a “importância do Saerj”, convocando apenas os representantes de turma e professores.
O debate foi antidemocrático, os estudantes foram impedidos de falar sobre a prova. Revoltados, os estudantes se levantaram com as mãos para o alto em protesto contra o governo que não respeitou a organização estudantil, ou seja, o grêmio.
Vendo que os representantes do governo não iam ceder a palavra aos estudantes, um professor se levantou e declarou que os estudantes tinham que falar.
A diretora da AERJ e aluna da escola fez uma importante defesa contra o saerj, denunciando o precário investimento  de 2,89% do PIB na educação, os cortes de verba e o desvio de dinheiro público em escolas privadas como esta sendo no pronatec. Após várias intervenções dos alunos, o debate acabou com o “governo” na parede.
Vitória dos estudantes organizados!


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: