Nota de repúdio contra a perseguição dos manifestantes no ato do Clube Militar

By | 06:32:00 Leave a Comment

A União Estadual dos Estudantes (UEE-RJ) por meio de sua Diretoria de Direitos Humanos vem através desta nota repudiar toda é qualquer tentativa de intimidação por meio daqueles que um dia já mataram, torturaram e tentaram de várias maneiras calarem a democracia em nosso país. O movimento estudantil tem uma história rica em lutas, de ter participado dos principais momentos da história em nosso país e de nunca ter se calado frente aqueles que tendem a sempre quererem esconder o que realmente aconteceu no período mais nefasto da história do nosso país, que querem apagar o direito da memória e verdade e finalmente punir aqueles que orquestraram e cometeram esses crimes durante a Ditadura Militar. O Ato do último dia 29 mostra que a mobilização não só do movimento estudantil mais dos movimentos sociais em geral que estavam ali presentes, evidencia o papel que a comissão da verdade pode cumprir junto com outras mobilizações deste porte para abertura dos arquivos da ditadura, mais se fazendo um movimento amplo chamando a sociedade em si a questionar o papel que esse setor reacionário cumpre , tentando calar a voz daqueles que querem mostrar a verdadeira história do Golpe de 64.

Combater o aparato midiático da direita se torna primordial neste momento, porque só através da disputa de consciência daqueles que apóiam esse tipo de atrocidade é que poderemos fazer recuar esse tipo de movimentação que visa, principalmente pelo acirramento de conjuntura em vários aspectos em nosso país, voltar a ocupar um espaço perdido.
A UEE-RJ, juntamente com vários outros movimentos não se calará a essa tentativa de intimidar o movimento estudantil através de medidas desesperadas e baixas de intimidação ameaçando famílias de militantes que nada têm haver com isso, e denunciar esse tipo de método virará  rotina  enquanto se tentar reprimir aqueles que lutam e que sonham por uma sociedade melhor.

12 de Abril de 2012

Gabryel Henrici – Diretor de Direitos Humanos da UEE-RJ