Viva o Dia Internacional da Mulher!

By | 13:46:00 Leave a Comment
Em 1910, no II Congresso Internacional das Mulheres Socialistas, Clara Zetkin – liderança comunista internacional – propôs que o 8 de março fosse proclamado o dia internacional das Mulheres. A data foi escolhida para lembrar as cerca de 130 tecelãs queimadas vivas em uma fábrica de Nova Iorque, a mando do patrão, enquanto faziam uma greve por condições de trabalho, redução da jornada e equiparação salarial com os homens.

Nos dias de hoje as mulheres cada vez mais têm ocupado espaços na sociedade, entretanto, o preconceito e a opressão contra as mulheres continuam. As mulheres sofrem uma tripla jornada, trabalham, cuidam da casa e dos filhos, ainda sofre com inúmeras agressões dentro de suas casas e ainda recebem cerca de 30% a menos que os homens quando ocupam o mesmo posto de trabalho.
Somente em uma sociedade onde o bem estar dos homens e mulheres estejam acima dos lucros dos empresários é que será possível libertar as mulheres dessa exploração e opressão. Por isso as mulheres devem lutar pelo socialismo e pela democracia, igualdade e justiça social junto com todos os lutadores do povo, pois a liberdade das mulheres passa pela transformação da sociedade e a transformação da sociedade não ocorrerá sem a participação das mulheres.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: